Como Cuidar de Seus Sapatos em Couro

Criado por admin 29/08/2018 0 Comentários Informações,

 

Com as ferramentas certas, a limpeza regular dos sapatos de couro pode se tornar uma tarefa fácil. No entanto, dependendo do tipo de couro, o processo é um pouco diferente.

O couro comum deve ser limpo com uma escova de cerdas macias, já a camurça requer uma escova desenvolvida especificamente para limpá-la. Além disso, também é possível usar produtos próprios para limpeza de couro, juntamente com itens comuns como lenços umedecidos, borracha escolar e amido de milho.

Nesse post vamos aprensertar maneiras simples de limpar calçados em couro, camurça e verniz.

 

Calçados de Couro

 

1Com uma escova de cerdas macias, esfregue delicadamente os sapatos até remover toda sujeira aderida na superfície externa. No entanto, evite fazer isso com muita força, pois você poderá danificar o couro. Para obter um melhor resultado, trabalhe ao longo das costuras e das solas dos sapatos.

 

 
2Se os sapatos tiverem cadarços, retire-os delicadamente e deixe-os de lado para não manchá-los com produtos de limpeza ou graxa de sapato. No entanto, se eles estiverem sujos, lave-os à mão ou coloque-os em um saco de malha para lavá-los na máquina de lavar roupa.

 
3Limpe os sapatos com um pano úmido e um pouco de detergente. Molhe um pano limpo e torça-o para remover o excesso de água. Em seguida, adicione ao pano algumas gotas de detergente neutro, ou de um produto de limpeza para couro, e esfregue delicadamente a superfície dos sapatos na direção da fibra do couro.

 
4Limpe os sapatos novamente com um pano úmido para remover o excesso de detergente no couro. Em seguida, seque a superfície e coloque os sapatos para secar em um local bem arejado. Evite deixá-los perto de um aquecedor, pois o calor poderá causar descoloração ou rachaduras na superfície do couro.

 
5Se estiver na rua e os sapatos ficarem sujos, limpe-os com um lenço umedecido. Os lenços são macios o suficiente para não danificar o couro e também têm propriedades hidratantes que ajudarão a condicioná-lo.

 
6Para remover as manchas de sal do couro, faça uma solução com partes iguais de vinagre branco e água. Em seguida, molhe um pano limpo no líquido e esfregue delicadamente a superfície dos sapatos. Para finalizar, limpe novamente com outro pano limpo umedecido.

 
7Se houver uma mancha resistente de óleo ou gordura nos sapatos, experimente cobri-la com um pó absorvente, como talco. Em seguida, deixe fazer efeito por cerca de duas a três horas até absorver a mancha. Para finalizar, utilize uma escova de cerdas macias para remover o pó da superfície trabalhada.
Também é possível usar amido de milho para absorver manchas de óleo, mas será necessário deixá-lo por cerca de sete a oito horas para fazer efeito.

 
8Aplique graxa de sapato para polir o couro. Despeje algumas gotas do produto em um pano limpo e esfregue a superfície dos sapatos com pequenos movimentos circulares. Para finalizar, limpe o excesso de graxa com outro pano limpo.
Evite aplicar a graxa nas partes do sapato que não forem feitas de couro.

 

 

 

 

 

Calçados de Camurça

 

1Utilize uma escova especial para escovar sapatos de camurça, que poderá ser adquirida em uma loja de calçados ou na internet. Escove a camurça delicadamente em um movimento para frente e para trás, fazendo isso em toda a superfície de cada sapato para remover marcas de desgaste e manchas.

 

 
2Utilize uma borracha escolar para remover marcas e manchas na camurça. Procure esfregar a superfície afetada movendo sempre na mesma direção para não danificá-la. Em seguida, utilize a escova de camurça para limpar os resíduos de borracha.

 
3Aplique uma pequena quantidade de amido de milho nas manchas de gordura, mas apenas o suficiente para saturar a camurça. Em seguida, deixe a farinha fazer efeito por cerca de duas a três horas e use a escova de camurça para remover a mancha.

 
4 Para impermeabilizar a camurça, borrife um spray à base de silicone nos sapatos logo depois de comprá-los. Segure a lata na distância do braço e aplique o protetor uniformemente sobre a superfície. Para manter os sapatos protegidos, procure fazer esse tratamento sempre que for limpá-los.

 

 

 

 

 

Calçados de Couro Verniz

 

1Limpe os sapatos com uma mistura de detergente neutro e água. Se necessário, também retire e lave os cadarços. Molhe um pano limpo e adicione uma gota de detergente líquido neutro. Em seguida, esfregue delicadamente toda a superfície dos sapatos e utilize outro pano limpo úmido para limpá-los.

 

 
2Remova as marcas de desgaste do couro usando higienizador para as mãos. Mergulhe um cotonete no produto e esfregue-o cuidadosamente nas marcas dos sapatos de couro verniz. Em seguida, utilize um pano limpo para limpar o excesso de produto.
Também é possível polir os sapatos com um pouco de vaselina.

 
3Utilize óleo mineral para polir os sapatos. O óleo mineral é o principal ingrediente na maioria dos produtos de limpeza comercial e pode ser usado para o mesmo propósito. Despeje cinco gotas sobre um pano limpo e esfregue a superfície dos sapatos. Em seguida, utilize outro pano limpo para polir o couro até obter um brilho perfeito.

 

 

 

 

 

Dicas

 

  • Para eliminar os odores, aplique bicarbonato de sódio dentro dos sapatos e deixe-o absorver óleo, suor e umidade durante a noite.
  • Evite aplicar água ou detergente na camurça, pois isso danificará o couro.

 

 

 

 

Materiais Necessários sapato de couro

 

  • Escova de sapato;
  • Pano limpo;
  • Sabonete neutro ou um produto para limpeza de couro;
  • Graxa para sapato;
  • Lenço umedecido.

 

 

 

 

Materiais Necessários sapato de camurça

 

  • Escova para camurça;
  • Borracha escolar;
  • Amido de milho;
  • Spray para camurça.

 

 

 

 

Materiais Necessários sapato de verniz

 

  • Detergente neutro;
  • Pano limpo;
  • Higienizador para mãos;
  • Óleo mineral.

 

 

 

Perguntas e Comentários